Voltar | Ajuda
     
     Em tempo real  
 Destaques
 Economia
 Educação
 Esportes
 Geral
 Mundo
 Política
 Ciência e Saúde
 Tecnologia e Internet
 Variedades


  VilaBOL
VilaBOL

 
Notícias >
 
Envie esta páginaEnvie esta página

Terça-feira, 27 de agosto de 2002 13h08
Sistema operacional Linux ganha espaço nas empresas
da Folha Online

Dez anos depois de sua criação, o sistema operacional de código aberto Linux está ganhando mais e mais popularidade nas empresas. Segundo dados do setor, cerca de 20% dos servidores vendidos no ano passado já usavam o sistema, principal concorrente do Microsoft Windows.

Uma das principais razões para o sucesso do "pinguim" —apelido e símbolo do sistema— no meio corporativo é o corte de custos. A crise econômica combinou, na cabeça dos executivos, com o custo zero de licenciamento do sistema e também com as poucas exigências de hardware para obter desempenho.

Segundo dados do IDC publicados pela Reuters, os usuários de Linux gastaram apenas US$ 80 milhões com implantação e manutenção do sistema durante o ano passado, menos de 1% da quantia gasta com outros sistemas operacionais.

Em recente conferência de usuários, gente de rabo de cavalo e camiseta misturou-se com executivos vestidos em camisas de golfe de mangas curtas enfeitadas com logotipos corporativos. O bilionário Larry Ellison, presidente da Oracle, estava entre os participantes que prestaram homenagem ao Linux.

"O Linux era o território dos hackers, dos cientistas da computação e das universidades. Agora, temo, em dois anos vocês vão ter gente de terno aqui", disse Ellison, um dos mais ricos e bem vestidos executivos do Vale do Silício, região que concentra a indústria da informática nos EUA.

com Reuters

Envie esta páginaEnvie esta página

Notícias >